O Fundador


O Santo Daime foi fundado por um homem saído do povo. Raimundo Irineu Serra, Mestre Irineu como é chamado pelos seguidores do culto, era negro, neto de escravos, nascido na cidade maranhense de São Vicente de Férrer em 15 de dezembro de 1892, filho de Sancho Martinho Serra e Joana Assunção Serra, primogênito de uma família de cinco irmãos (Dico, Verônica, Maria e Nhá Dica).
Foi para o Acre a fim de trabalhar na demarcação de fronteiras, também atuou em seringais da região e na Guarda Nacional. Ali, na Amazônia, do alto de seu 1,98m, conheceu a ayahuasca em solo peruano, das mãos de um caboclo chamado Don Pizango. Segundo narra a tradição daimista, ele teve uma visão com a Virgem da Conceição, a Rainha da Floresta, que lhe "entregou" a doutrina do Santo Daime.
Mestre Irineu foi concebendo (ou "recebendo" para usar um termo daimista) a doutrina do Santo Daime durante alguns anos, submentendo-se a diversas provações de sua fé, tornando-se um exemplo de humildade, de amor ao próximo e de prática de princípios cristãos, tendo sido admirado em toda a Rio Branco de seu tempo.
Militar reformado e simpatizante da Arena, a admiração de que gozava o Padrinho Irineu ia desde gente simples que vivia nos igarapés e nas colônias ao redor de Rio Branco até autoridades civis e militares.
Juramidam, nome espiritual que recebe, deixou um legado de trabalho, força, fé e esperança. Mestre Irineu foi o fundador do CICLU- Centro de Iluminação Cristã "Luz Universal" em que se sagrou Mestre-Imperador.
Ainda vivo, viu surgir outros trabalhos religiosos que se utilizam da ayahuasca, como é o caso da Barquinha. Após sua morte, em 6 de julho de 1971, aconteceram dissidências no CICLU e várias igrejas se formaram a partir daí, no Grande Cisma.

Mais informações:

Mais informações, depoimentos de seus contemporâneaos e muito mais fotografias do Mestre Irineu podem sem descarregadas no seguinte endereço:

http://www.mestreirineu.org

Documentário:

Veja o filme "O Senhor da Floresta", de Mivan Gedeon.

Parte 1

http://br.youtube.com/watch?v=aCbn-2EAXxI

Parte 2

http://br.youtube.com/watch?v=f2GlBvvjEjk

Inédito

Arquivo com gravação raríssima do Mestre Irineu.

http://br.youtube.com/watch?v=Ov0_mDHjlsI

1 comment:

Baladev brahmachari said...


Fadas e duendes: De acordo com os Vedas, especialmente o quinto canto do Srimad Bhagavatam, fadas e duendes são seres de natureza inferior e demoníaca. Eles habitam o primeiro planeta sub-terreno chamado Vitala. É descrito no Bhagavata que os seres que lá vivem são influenciados pelo modo da ignorância, por isso habitam planetas que são controlados por raças de demônios; Mayas, Danavas, Nagas etc ..... Seus habitantes possuem tecnologia avançada e muita riqueza, porém com medo de perder sua vida de desfrute, temem a Chakra de Vishnu, após um tempo, são mortos e de novo, são postos na roda do Samsara. Ao chegar uma pessoa nova em seu planeta, as mulheres 'fadas' lhes dão um chá de canabis indica para incita-los a praticar sexo com elas. Assim sugam toda a energia dos recém chegados ao planeta Vitala. Como descrito nas literaturas sagradas, o conceito de fadas e duendes etc... diferencia-se bastante do atual conceito moderno deste seres, principalmente do conceito dos jovens que aderem ao uso de substãncias alucinógenas ou plantas de poder. Para informação detalhada dos planetas inferiores e seus habitantes favor ver o vídeo documentário (em inglês)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0yzH2n7MLM8#!

Caboclos e espíritos da terra: Também é comum hoje, pessoas afirmarem que visões de espíritos da terra é um sinal auspicioso, de evolução e comunicação com o mundo invisível. Tanto os Vedas e o espiritismo provam justo o contrário. Os únicos seres que vagam pela terra, são espíritos sofredores, muitas vezes, suicidas e viciados que morreram de forma acidental ou de overdose, que aproveitam da oportunidade do uso de intoxicantes de forma coletiva, para sugar suas energias e também interagir com o mundo. É a única forma deles entrarem em contato com seres humanos que vivem aqui, pois não possuem mais corpo material e sentem intensa necessidade de interagir na terra. Muitos deles não sabem que estão mortos, assim vivem em intensa agonia, as vezes entram em corpos ‘abertos’ que estão despreparados ao usar plantas de poder ou substãncias alucinógenas. Para maiores informações ..

http://www.veda.harekrsna.cz/planetarium/index.htm


Visões ‘celestiais’: Como o mundo superior celestial e transcendental, são compostos de elementos sutis purificados, é impossível entrar em contato com eles através de elementos inferiores ou da terra. Tal visão obtida sob o efeito de tais plantas, não passam de mera ilusão criada por maya, a energia ilusória de Deus. Ela age na mente das pessoas e assim facilemnte os colocam em uma posição confusa. As vezes acham que estão vendo Deus, Krishna, ou Shiva etc ... De Fato, até mesmo Shiva, tem que praticar austeridades e meditação milhões e milhões de anos para obter a visão de Sri Krishna. Em todas as escrituras sagradas é dito que os seres humanos vem ao mundo, com a consciência apropriada para compreender Deus, precisando apenas praticar os ensinamentos de forma estrita e disciplinada e através de orações, ou mantras dados nestas mesmas escrituras. Através do serviço e dedicação a Deus, pode-se obter tal real divina, e não de outra forma. As pessoas acham que almas condicionadas normais podem ter esta mesma visão muito facilmente e sem o menor esforço. Após um tempo, podem vir a achar que são Deuses ou Deusas, muito poderosos. Esta é uma das armadilhas das plantas de poder como dito por Carlos Castanheda em seus livros de experiências xamãnicas.