O que é Santo Daime?

O Santo Daime é um culto cristão surgido no estado brasileiro do Acre, no início do século XX. Seu fundador foi Raimundo Irineu Serra, chamado por seus contemporâneos de Padrinho Irineu e por seus seguidores de hoje de Mestre Irineu.

O Santo Daime reúne elementos cristãos, da tradição espírita europeia, indígenas e africanos num culto que conta também com a ingestão de uma bebida feita a partir dos mesmos elementos constituintes da ayahuasca, bebida sagrada utilizada pelos incas antes da chegada dos espanhóis à América e por várias tribos da região amazônica, mas com um feitio distinto do daquela.

Atualmente, estima-se em cerca de 10.000 o número de seguidores da doutrina no Brasil e no mundo. Há igrejas legalmente instituídas em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Holanda, além de grupos que celebram os cultos da doutrina em países como Canadá, Inglaterra, Suécia, República Tcheca, Austrália, Estados Unidos, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela(Ilha Marguerita) e Portugal.

Veja, abaixo, uma reportagem do programa Fantástico da Rede Globo, sobre o Santo Daime.

8 comments:

Francisco Razzo said...
This comment has been removed by a blog administrator.
André Damázio said...

O comentário do senhor Razzo foi removido, pois o mesmo não deixou formas de ser contactado para réplica.
Ademais, por tratar-se de um comentário CDF (não é c..de ferro, é Congregação para a Defesa da Fé), acho que o comentário do senhor Razzo é muito "razzo" no que se refere ao respeito à liberdade de culto.

Francisco Razzo said...

Caro André. Não seja por isso: franciscorazzo@gmail.com

aguardo resposta.
caso não lembrar do texto
http://www.gabrielferreira.com.br/index.php/o-erro-grosseiro-dos-daimistas/

Por favor, aponte uma única linha em que vou contra a lei sobre liberdade de culto.

Gabriel Ferreira said...
This comment has been removed by a blog administrator.
vito said...

Vivo na Suécia desde 1992, em Stockholm, tenho um grande conhecimento da colonia brasileira por aqui e JAMAIS ouvi dizer que houve, há, algo de Santo Daime relacionada. Se há favor me passar o enderaco.

oque significa said...

oi meu nome e salete eu sofro de disturbio bipolar, eu tomei o santo daime ja fas 2 semanas e ate agora estou sentindo minha cabeça mei lenta e meu corpo parece fora de orbita as veses parece que estou em tranze e fujindo da realidade preciso de ajudakerepo

André Damázio said...

Oi, Salete.

Procure-me no facebook. Há 2 perfis para André Damázio, um brasileiro, outro português. Eu sou o brasileiro ;)
Ou mande-me um e-mail para andredamazio@gmail.com, com informações sobre que cidade vc está e a igreja/grupo em que esteve.
São formas de poder te ajudar.
De imediato, posso te dizer - até por minha experiência pessoal com transtorno de humor bipolar - que vc deve observar antes se nessas duas semanas vc não teve troca de medicação, por exemplo. Duas semanas é tempo demais para que você ainda esteja sob o efeito do daime! Impossível mesmo. Também é tempo demais para se falar em interação do daime com seus remédios.
O que é possível dizer é que se vc tomou o daime simultaneamente com os remédios tarjados q eventualmente vc use isso poderá ter gerado alguma reação até com as que vc descreve, mas nos primeiros dias.
Há estudos sendo feito em Ribeirão Preto que empregam o daime medicamente para tratamento de depressão, TBH, entre outros transtornos mentais dessa natureza...
O daime em si é um remédio, e tem sua composição química que merece ser respeitada, não devendo ser usado concomitantemente com outros medicamentos psicotrópicos.
Também o daime não é recomendado para pessoas que tenham tais transtornos, e é algo que deve ser dito ao responsável pela igreja/grupo, e citado na ficha de anamnese, de preenchimento obrigatório em qualquer centro legal da doutrina.
Se vc fez isso, informou isso numa ficha, ou se preencheu tal ficha, mas não o mencionou, isso te garante o direito de procurar a igreja e seu responsável, mesmo fora de horário de trabalho espiritual, a fim de se esclarecer e receber ajuda.
Caso o local não lhe tenha oferecido uma ficha de anamnese, provavelmente vc não esteve numa instituição séria, e isso é um grande problema, pois agora vc ficaria sem ajuda.
Me procura no facebook, que conversamos melhor, afinal, esse espaço não se destina a isso ;)

Abs,

André

Unknown said...

Muito bom.
Veja também essas publicações:
http://www.euvenhodelongemestreirineu.com/
http://www.facebook.com/euvenhodelongemestreirineu